sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Módulo 03- Proposta Final

O terreno no qual foi proposto o projeto do Edifício Híbrido localiza-se à rua Luiz José Carlos Cola. esquina com a rua 7 de junho, no bairro Boa Vista II, Vila Velha ES.





Por estar situado próximo a importantes instituições, como as faculdades Novo Milênio e UVV, a sede da Prefeitura e do INSS, futura sede do Fórum de Vila Velha, além das comunidades dos bairros Boa Vista e Coqueiral, tive como foco principal em meu projeto a integração da edificação com o entorno, de forma que esse edifício possa ser utilizado por todos.Até definir a última proposta, fiz vários croquis e estudos de forma/volume, maneiras de implantação e outros pontos que são fundamentais para garantir essa integração.
A implantação no terreno foi pensada de forma que os usuários possam acessar o edifício porodas as fachadas, permitindo livre circulação  entre os blocos.



A proposta foi a criação de dois complexos principais (torre A e torre B), onde cada um será composta por um edifício garagem de 4 Pavimentos que fica apoiado em 2 blocos de lojas com cerca de 4 cada, que poderão ter diversos usos, a exemplo cartório, papelaria, cafés entre outros.

Haverá ainda uma torre de 24 pavimentos, com cerca de 1000 m² cada,  que se conecta com esse edifício garagem,em seu interior  haverá ainda 4 pavimentos reservados para vagas de estacionamento. Nessa torre se concentrarão algumas lojas, salas comerciais, restaurante, academia, auditórios, sala de exposições, área panorâmica com café, mini-boliche, entre outros.

As duas torres tem uma conexão para passagem de veículos, já que a entrada e acesso dos mesmos se localiza apenas pela torre B.


Planta de Setorização do pavimento térreo



Planta de Setorização do 2º ao 5º pavimento


Planta de Setorização do 6º pavimento

Planta de Setorização do 7º ao 22º pavimento




Planta de Setorização do 23º pavimento





a
Planta de Setorização do 24º pavimento



Foram criados diversos acessos para pedestres que permitem livre e fácil circulação. O acesso de veículos foi planejado através da criação de uma rua lateral de mão  única  entre o terreno e  a Sede do Fórum  e que passa pelos fundos, acabando na rua 7 de junho.

Para o conforto térmico/ambiental, a proposta é  a utilização de fachas duplas, ventiladas, e o volume da edificação permite a circulação dos ventos por toda a área. O edifício possuirá sistemas de captação e reutilização de água pluvial, e outras estrátégias ecológicas.

Espaços de uso comum e vivência foram criados para tornar a passagem e permanência dos usuários no local  mais agradáveis, como exemplo, arena entre as torres,  pequenas praças, play ground, áreas arborizadas com mesas, entre outros. Além disso, foi feito um projeto paisagístico que visa marcar e valorizar as pricipais entradas.  O mobiliário conta com bancos, lixeiras, postes, pontos de ônibus, quiosques para vendas rápidas, entre outros.

Bom, essa foi a proposta apresentada , que certamente terá ainda algumas modificações durante todo esse processo de desenvolvimento do edifício. Até o próximo módulo...


Mais Algumas fotos...




quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Módulo 03- Proposta Conceitual

Bom, chegamos ao Terceiro Módulo da elaboração do Projeto do Edifício Híbrido.

No primeiro Módulo realizamos a Investigação do Entorno, no segundo a Pesquisa e Programação Arquitetônica.

No terceiro Módulo iniciamos a concepção tridimensional da edificação e análise de questões relativas a implantação da edificação no terreno, acessos, aspectos climáticos, ambientais, fluxos internos e externos à edificação, relações de vizinhança, análise das áreas máximas de ocupação e construção do terreno segundo o Plano Diretor Municipal de Vila Velha, entre outros.

Durante esse processo, realizei vários testes entre croquis e desenvolvimento de maquetes até chegar na proposta definitiva que apresente. Segue abaixo um pouco da evolução da minha proposta.

1ª PROPOSTA:


Nessa proposta, optei por colocar 2 pavimentos de lojas, 5 pavimentos de garagem, e a torre com salas comerciais. A proposta foi abandonada por ser muita "massa" construída, obstruindo em parte a visão das outras edificações, além de ser uma edificação muito fechada, o que poderia não atrair alguns usuários podendo tornar-se até uma barreira social.

 2ª PROPOSTA:



Nessa proposta, coloquei as lojas e as salas comerciais na torre que está sobre os 5 pavimentos da garagem. A idéia também foi abandonada por ter o mesmo conceito da primeira proposta, a diferença está no formato da torre que ficou mais fina .


3ª PROPOSTA

Nessa proposta comecei a desenvolver o que viria a ser um ponto principal do meu projeto que é a interação da construção com o entorno, o que permite que todas as suas fachadas sejam utilizadas.

Dividi a área de garagem em dois volumes com 5 pavimentos cada, esses volumes estão posicionados de forma a propiciar a criação de uma arena que poderá ser utilizada tanto pelos usuários do edifício quanto pelos outros usuários. As salas comerciais e lojas também foram divididas em dois volumes que estão apoiados sobre os pavimentos de garagem.

Esse projeto foi modificado por criar um impecílio à circulação dos ventos dominantes.


PROPOSTA FINAL:
 
A proposta final foi baseada na terceira tentativa, porém com algumas modificações como a transferência de certa porção da área de garagem para o interior das torres. Mais detalhes, vide memorial.... (Cenas dos Próximos Capítulos...)

domingo, 15 de agosto de 2010

Módulo 02- Pesquisa e Programação

Essa etapa consiste em pesquisar e realizar a programação arquitetônica do Edifício, ou seja,  levantar, compreender e organizar as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Para compreender melhor esse processo, fizemos a análise de duas edificações comerciais verticais quanto aos seguintes itens:

- Dados gerais: localização, área ocupada e autor do projeto.
- Análise da articulação Programática (diagrama de bolhas).
- Análise dos materiais e sistemas construtivos.
- Análise da envoltória (fachada).
- Análise do paisagismo.

Os edifícios escolhidos pelo meu grupo foram:



- Centro Empresarial e Cultural João Domingues de Araújo (JDA).
Localiza-se em São Paulo e foi projetado por Carlos Bratke.



- Edifício Torre 2000
Localiza-se no distrito de Pinheiros em São Paulo, foi projetado por Jonas Birger.


Após essa análise, passamos à Programação Arquitetônica do Edifício Hibrido, onde definimos o perfil do usuário, as atividades possíveis de se desenvolver nesse edifício e o espaço necessário para o desenvolvimento dessas atividades.

Abaixo, algumas atividades propostas pelo meu grupo.


Agora é só se preparar para o módulo 3....

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Módulo 01- Investigação do Entorno

Olá!!

Nossa primeira etapa desenvolvida foi a Investigação do Entorno, onde analisamos o terreno no qual será implantado o edifício, bem como seu entorno. Pesquisamos e analisamos as principais variáveis que interferem no projeto como: Aspectos sensoriais, climático-ambientais, físico-espaciais, sensoriais e legais.

Como resultado, produzimos um mapa visual contendo fotos e todas as informações coletadas, e um vídeo/documentário.


                                            Mapa visual produzido pelo meu grupo

Bom, é isso...

A segunda etapa já foi lançada   - Pesquisa e Programação.

Até mais ...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Postando Enfim...

Olá Pessoal!!
Começou mais um período, e com ele toda aquela correria...
É, quem diria, metade do curso já se passou!
Nesse semestre nosso tema será Edifício Híbrido, mas, para quem ainda não sabe o que é, vai aí uma pequena definição:

Segundo o dicionário Aurélio, no sentido figurado, híbrido é aquele em que há mistura de espécies diferentes.
 Logo, podemos dizer que edifício híbrido é uma espécie de edificação ,construída em grande altura e dimensão,  que abriga diversas atividades.
Por enquanto é isso...

Até breve!