sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Módulo 03- Proposta Final

O terreno no qual foi proposto o projeto do Edifício Híbrido localiza-se à rua Luiz José Carlos Cola. esquina com a rua 7 de junho, no bairro Boa Vista II, Vila Velha ES.





Por estar situado próximo a importantes instituições, como as faculdades Novo Milênio e UVV, a sede da Prefeitura e do INSS, futura sede do Fórum de Vila Velha, além das comunidades dos bairros Boa Vista e Coqueiral, tive como foco principal em meu projeto a integração da edificação com o entorno, de forma que esse edifício possa ser utilizado por todos.Até definir a última proposta, fiz vários croquis e estudos de forma/volume, maneiras de implantação e outros pontos que são fundamentais para garantir essa integração.
A implantação no terreno foi pensada de forma que os usuários possam acessar o edifício porodas as fachadas, permitindo livre circulação  entre os blocos.



A proposta foi a criação de dois complexos principais (torre A e torre B), onde cada um será composta por um edifício garagem de 4 Pavimentos que fica apoiado em 2 blocos de lojas com cerca de 4 cada, que poderão ter diversos usos, a exemplo cartório, papelaria, cafés entre outros.

Haverá ainda uma torre de 24 pavimentos, com cerca de 1000 m² cada,  que se conecta com esse edifício garagem,em seu interior  haverá ainda 4 pavimentos reservados para vagas de estacionamento. Nessa torre se concentrarão algumas lojas, salas comerciais, restaurante, academia, auditórios, sala de exposições, área panorâmica com café, mini-boliche, entre outros.

As duas torres tem uma conexão para passagem de veículos, já que a entrada e acesso dos mesmos se localiza apenas pela torre B.


Planta de Setorização do pavimento térreo



Planta de Setorização do 2º ao 5º pavimento


Planta de Setorização do 6º pavimento

Planta de Setorização do 7º ao 22º pavimento




Planta de Setorização do 23º pavimento





a
Planta de Setorização do 24º pavimento



Foram criados diversos acessos para pedestres que permitem livre e fácil circulação. O acesso de veículos foi planejado através da criação de uma rua lateral de mão  única  entre o terreno e  a Sede do Fórum  e que passa pelos fundos, acabando na rua 7 de junho.

Para o conforto térmico/ambiental, a proposta é  a utilização de fachas duplas, ventiladas, e o volume da edificação permite a circulação dos ventos por toda a área. O edifício possuirá sistemas de captação e reutilização de água pluvial, e outras estrátégias ecológicas.

Espaços de uso comum e vivência foram criados para tornar a passagem e permanência dos usuários no local  mais agradáveis, como exemplo, arena entre as torres,  pequenas praças, play ground, áreas arborizadas com mesas, entre outros. Além disso, foi feito um projeto paisagístico que visa marcar e valorizar as pricipais entradas.  O mobiliário conta com bancos, lixeiras, postes, pontos de ônibus, quiosques para vendas rápidas, entre outros.

Bom, essa foi a proposta apresentada , que certamente terá ainda algumas modificações durante todo esse processo de desenvolvimento do edifício. Até o próximo módulo...


Mais Algumas fotos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário